EndoMarketing



“quando a empresa divulga uma informação, utilizando canais oficiais, está a fazer Comunicação Interna. Mas quando, utiliza técnicas e estratégias de marketing como a cor, frase de efeito, fotografias, materiais diferenciados, etc., a empresa está a fazer uso do endomarketing” - in Mundo do Marketing


O que é?

Endomarketing é uma das mais novas áreas da gestão que procura adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional - normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado -, para uso no ambiente interno das organizações.

Quem nunca ouviu dizer que “antes de conseguir vender aos seus clientes um produto, as empresas precisam de convencer os seus funcionários a comprá-lo”? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o colaborador.

E "vender" um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da organização e igualmente preocupado com o seu desempenho.

A nível global, as empresas têm abordado este tema com o maior cuidado, em particular desde que se consolidou a Globalização, que acelerou os processos de troca e a comunicação dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na agenda de discussões estratégicas que, directa ou indirectamente envolvem os recursos humanos.

O autor Vinicius de Carvalho, elaborou as 25 Leis do EndoMarketing, assim como as suas fases de implementação na organização:


DESPERTAR -  a assimilação dos conceitos;
ENVOLVER - a saída das zonas de conforto;
CONSTRUIR - a partida para a acção;
SUPERAR - busca de metas elevadas .
Os colaboradores têm de sentir que fazem parte de um todo, ou seja superar a sua forma de estar, o que permite o crescimento e o desenvolvimento destes na empresa.

Quando o Marketing Interno é bem feito o Marketing Externo é mais abrangente e coerente, e cada programa de EndoMarketing tem de ser ajustado empresa a empresa, de acordo com a sua realidade.

Vantagens

  1. "Vender" o produto ao colaborador passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa transformar o fcolaborador num aliado do negócio, responsável pelo sucesso da empresa e igualmente preocupado com a qualidade e eficiência do seu desempenho. Ou seja Envolver!
  2. Permite à empresa conhecer fácil e rapidamente os defeitos dos seus produtos e serviços, as correcções desejadas pelos clientes e as inovações e tendências futuras por eles perspectivadas. Têm reforçados os motivados quem mais próximo do cliente está: os colaboradores!
  3. A comunicação empresarial gera e passa informações de nível corporativo para os diversos públicos com que a empresa se relaciona, a começar pela imprensa, passando pela comunidade, clientes e demais parceiros da cadeia produtiva. Os colaboradores como uma ponte entre a organização e todo o meio envolvente.
  4. Maior envolvimento dos funcionários nos processos de referenciais globais de qualidade – como certificação ISO 9000 ou ISO 14000, por exemplo. Aí a comunicação interna é convidada a desenvolver mecanismos que agilizem e tornem possível a integração dos funcionários com as mudanças necessárias dentro da empresa.

Em vez de meras ferramentas para as empresas atingirem os seus objectivos, a comunicação interna serve também para a ajudar as pessoas a sentirem-se mais felizes no seu ambiente de trabalho onde, em tese, passam pelo menos um terço de suas vidas.

Desvantagens

  1. As pessoas nas organizações possuem necessidades muito específicas e são atingidas pela comunicação de forma dirigida, muito mais explícita do que normalmente acontece com o consumidor comum, pelo que uma mesma acção pode ter efeitos diversos e conflituantes dentro da empresa.
  2. A complexidade de que se reveste a gestão de pessoas e a consequente orientação do endomarketing para a obtenção dos resultados esperados.
  3. Um erro de direccionamento do endomarketing pode ter consequências avassaladores na imagem da empresa e/ou seus produtos ou serviços, dada a influência da opinião do público interno para o consumidor em geral.
  4. A má imagem passa muito mais rapidamente que a boa imagem, pelo que a inflexão de um erro é muito difícil e prolongada no tempo.

Casos

GAP


O endomarketing para esta empresa tem desempenhado um papel importante junto dos funcionários, pois o seu envolvimento não teria sido possível se não se identificassem com os valores da GAP, se não se sentissem motivados a integrar acções da empresa. A empresa ganha reconhecimento nos media e no mercado de vestuário e reforça o relacionamento dos colaboradores com a empresa.

Uma acção recente, convidava os colaboradores das lojas a fazerem um vídeo criativo para comunicarem uma mensagem positiva de Ano Novo, utilizando (naturalmente) roupas GAP, aos clientes.

Como resultado, vários vídeos com mensagens positivas, enérgicas e optimistas de Ano Novo.

Um dos videos em destaque nesta acção é o da equipa Gap Store 1604, Roseville, MN, que recriou a música “Plaid Romance”, interpretada por Lady GapGap, uma paródia do single “Bad Romance”, da Lady Gaga.




McDonald´s

A McDonalds deu um bom exemplo de aplicação do endomarketing ao colocar os seus colaboradores na campanha publicitária - “Porque as pessoas da McDonald’s são a McDonald’s”. Esta campanha, tinha o seu focus na comunicação de  boas práticas da marca na área dos recursos humanos.








Na continuidade de reforço desta Comunicação, o site da empresa, tem na sua área de Recursos Humanos, a mesma linha de comunicação.





Ainda a nível interno, a McDonald's tem um site, onde toda a comunidade de colaboradores é convidada a envolver-se com a marca.
















Starbuks

Para a Starbucks, a motivação, satisfação e o envolvimento dos colaboradores é prioridade máxima. Promovendo a satisfação e a união entre colaboradores, a marca investe fortemente na notoriedade e no envolvimento interno a fim de criar valor e forte expansão
O sucesso de uma empresa depende do sucesso e dedicação de cada um. Todos devem saber e perceber quais os seus objectivos, metas e formas de actuação, para que o gusto pelo trabalho se faça notar no atendimento ao cliente.

Tal como a McDonald´s, também a Starbucks tem recorrido ao seu publico interno - colaboradores, para dar a cara em campanhas. A mais recente é disponível em http://www.mystarbucks.com/ , mostra o vídeo premiado de um colaborador, o valor da marca e gera buzz a nível mundial.


 

 
GE (General Electric)
 
Também a GE está rendida ao EndoMarketing, e à criação de envolvimento com os seus colaboradores.  O vídeo aqui referido, mostra a perspectiva dos filhos dos seus colaboradores, onde falam sobre o que os seus pais e mães fazem diariamente para construirem um futuro melhor.