Search Engine Marketing

O que é?
 
 
O Search Engine Marketing (SEM), que à letra significa o Marketing nos motores de busca, é uma técnica que integra toda a componente de Search Engine Optimization (SEO), e os anúncios pagos nos Motores de busca, consolidando assim a presença nas marcas no mundo digital, no que se refere a motores de busca.
Hoje em dia, os consumidores quando procuram algo na net, recorrem a motores de busca, e maioritariamente ao gigante http://www.gogle.com/.
Os motores de busca são então, na maior parte dos casos, o ponto de partida para encontrar informação sobre produtos e serviços - em resumo, sobre MARCAS.

 

 
Ranking dos Motores de Busca nos EUA
 
Desta forma é importante garantir que a presença de uma Marca, conste na primeira página de resultados de uma pesquisa (search) num motor de busca, e que das pesquisas realizadas, surja tráfego qualificado para o site da marca.

 
Uma vez abordada, a questão do SEO, falaremos agora da parte do Search Advertising, também generalizado por CPC/PPC (Custo por Clique ou Pay Per Click), uma vez que esta é a forma de pagamento deste tipo de anúncios ao contrário do Advertisement Display (publicidade em formatos de banners em sites e que não são compostos apenas por texto).
 
O Search Advertisement é caracterizado por serem anúncios de texto, reduzidos e de acordo com um conjunto de palavras chave pré definidas, ou até mesmo por um conjunto de expressões.
 
A nível do Google, estes anúncios de texto são posicionados também de acordo um conjunto de regras, que faz com que o anúncio que aparece primeiro não é o que mais paga, mas o que tem mais clicks.
Através dos anúncios pagos os utilizadores encontram nos motores de busca o que procuram, permitindo ao mesmo tempo que anunciante esteja a par dos resultados ao minuto.
 
Vantagens
  1. Tráfego qualificado
  2. Custos baixos e controlados
  3. Excelente Retorno de Investimento (ROI)
  4. Implementação rápida
  5. Resultados mensuráveis e quantificáveis
  6. Sem necessidade de recursos a nível de desenvolvimento de programação.


 
Desvantagens

 
  1. Tem um custo, quando comparado com o SEO
  2. Pode ser considerado "Ad Blindess" pelos utilizadores
  3. Possibilidade de utilização de marcas pela concorrência, quando não há uma protecção por parte da primeira.

 

 
Caso exemplificativo

 

 
Utilizando o exemplo da Amazon, também referido na página de SEO, verificamos que numa pesquisa por "books kindle", surge na área de resultados de pesquisa pago (a vermelho), assim como nos resultados de pesquisa orgânicos (a verde).

 

 
Muitas empresas, mesmo com garantia de resultados na pesquisa não paga, fazem investimento a nível de anúncios de texto nos motores de pesquisa. Desta forma garantem os visitantes que optam por clicar na zona de anúncios, quer pelos mais cépticos a esta área de links patrocinados nos motores de busca. Mais visitantes, mais pontos no ranking de posicionamento.
Ao mesmo tempo, e através de key words pagas, conseguem dirigir mensagens mais focadas, quer seja segmentada para vendas quer seja para outro tipo de informação.