Search Engine Optimization



O que é?

O SEO, (Search Engine Optimization) é parte integrante da técnica de Search Engine Marketing (SEM) e que, em linhas latas, é um conjunto boas práticas para a indexação de sites nos motores de busca.


A optimização para motores de busca, é um processo que visa melhorar a quantidade e a qualidade dos visitantes para um site através dos resultados naturais, ou orgânicos daqueles, ao nível de tráfego qualificado.

Este posicionamento orgânico está inevitavelmente ligado a quantidade de visitantes a sites: quanto melhor o posicionamento, maior o número de visitantes, já que, os 1ºs resultados de um motor de busca, recebem mais de 50% dos visitantes que efectuam uma determinada pesquisa.

O search engine optimization, é algo bastante complexo e considera múltiplas variáves: algoritmos dos próprios motores de busca que ordenam os resultados de busca, tendo em conta a relevância das palavras pesquisadas, a relevância do site, analisando as suas keywords (palavras chave) e conteúdos, o próprio código do site e sua estrutura, as taxas de rejeição, tempo no site, número de visitantes, entre outros aspectos. Outro aspecto considerado por estes algoritmos, têm a ver com o Link Building, ou seja a submissão do site a directórios e outros sites (sites de referância), como por exemplo, uma parceria num canal no www.sapo.pt.



Em resumo, tem por finalidade trazer tráfego de qualidade aos sites, visitantes que estão de facto interessados no contéudo que pesquisaram, e consequentemente, leva a uma maior geração de leads (seja a nível de compra ou engagement com o site/marca).



Esquema de On Site e Off Site de trabalho ao nível de SEO



Vantagens


1. Investimento “reduzido”;

2. Melhor posicionamento nos motores de busca, logo melhor “promoção” da marca;

3. Dirige tráfego qualificado para os sites;

4. Geração de mais oportunidades de venda/contacto com sucesso;

5. Aumenta o “Brand Awareness”


Desvantagens



1. Os resultados não são imediatos, pois é necessária uma consolidação de todas as variáveis que os algoritmos dos motores de busca têm. Trata-se de um processo contínuo, cujos resultados surgem com o tempo.

2. Manutenção constante e diligente das prácticas para não “perder o ranking e os pontos conseguidos no posicionamento”.

Nota: A nível de SEO, a aplicação da terminologia de desvantagem, não é a mais correcta, uma vez que o retorno de "investimento e alocação de recursos" é garantido.


Casos

Veja-se o caso real do site http://www.amazon.com/ , em apenas alguns aspectos mas que mostram o que se “esconde” por detrás de técnicas na óptica, do mundo que é o, Search Engine Optimization

O site, visualizando a source, está devidamente identificado através do título e do serviço da marca:

TITLE
Amazon.com: Online Shopping for Electronics, Apparel, Computers, Books, DVDs & more

Tem ainda uma descrição mais alargada dos seus serviços e ofertas:

META NAME="description"
Online shopping from the earth's biggest selection of books, magazines, music, DVDs, videos, electronics, computers, software, apparel & accessories, shoes, jewelry, tools & hardware, housewares, furniture, sporting goods, beauty & personal care, broadband & dsl, gourmet food & just about anything else.

Last, but not the least, um conjunto de palavras-chave relevantes a nível do negócio e da marca:

META NAME="keywords"
Amazon, Amazon.com, Books, Online Shopping, Book Store, Magazine, Subscription, Music, CDs, DVDs, Videos, Electronics, Video Games, Computers, Cell Phones, Toys, Games, Apparel, Accessories, Shoes, Jewelry, Watches, Office Products, Sports & Outdoors, Sporting Goods, Baby Products, Health, Personal Care, Beauty, Home, Garden, Bed & Bath, Furniture, Tools, Hardware, Vacuums, Outdoor Living, Automotive Parts, Pet Supplies, Broadband, DSL

Vejamos também um exemplo a nível da construção dos links.


Ao efectuarmos uma pesquisa na área de Livros de SEO, temos como resultado mais relevante o livro: SEO Made Simple: Strategies For Dominating The World's Largest Search Engine, e se verificarmos ao clicar neste resultado, o nome do livro está contido no url:
http://www.amazon.com/SEO-Made-Simple-Strategies-Dominating/dp/1442169206/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1269385830&sr=1-1






Quando aplicadas as técnicas correctas, quer a nível de código e conteúdos, as key words do site ganham relevância para os motores de busca.


A imagem seguinte (tag cloud do site da Amazon), reflecte as palavras chave do negócio e da marca.