Crowdsourcing


O que é?

Crowdsourcing é o acto de pegar numa tarefa que seria tradicionalmente desempenhada por um só trabalhador e abrir a possibilidade de contribuições por parte de um grupo, geralmente alargado, de pessoas não profissionais.

A palavra foi criada em Jeff Howe em Junho de 2006 num artigo publicado na revista Wired. Este autor,aprofundou ainda mais o tema, ao identificar as quatro principais estratégias existentes: crowdfunding, crowdcreation, crowdvoting e crowdwisdom.



Durante anos, projectos que faziam uso da inteligência colectiva - como a LazyWeb ou o ESP Game -, monopolizaram o conceito. Mais recentemente, a promoção e gestão de projectos em crowdsourcing tem sido feita na Internet.
Este tipo de colaboração das massas, pode prestar-se a variados erros pela confusão que gera. Por exemplo, a Wikipedia devolve por vezes resultados erróneos, como o artigo em que se afirmava que Robbie Williams come hamsters ou noutro que afirmava que David Beckam foi um guarda-redes chinês no século XVIII. Algumas das mais hilariantes histórias erradas e grandes enganos da Wikipedia encontram-se compiladas neste artigo.


É modelo de resolução de problemas e de produção distribuída. Os problemas são difundidos para um grupo de indivíduos desconhecidos na forma de um pedido aberto de soluções. Os utilizadores – aqui conhecidos como multidão -, agregam-se tipicamente em comunidades online, e a multidão submete soluções. Esta mesma multidão selecciona as respostas, encontrando as melhores.

As soluções para o problema são propriedade da entidade que colocou inicialmente o problema – o crowdsourcer -, e os indivíduos criadores da solução seleccionada são muitas vezes recompensados. Se algumas das vezes, o prémio pela boa utilização da massa cinzenta surge na forma monetária, outras vezes, essa recompensa pode ser apenas reconhecimento ou satisfação intelectual (sim, Maslow ficaria feliz).

O facto do crowdsourcing permitir o acesso de “amadores” a empresas multinacionais ou grandes instituições, contribui para que se assista hoje a uma multidão de “amadores profissionais” a trabalhar afincadamente em nome de uma marca, um produto, uma questão solidária, ideias de desenvolvimento, e a lista poderia continuar quase indefinidamente.



Permite a participação de profissionais que desejam utilizar o seu tempo livre dando contribuições; ou mesmo pequenas empresas que de outra forma não poderiam mostrar o talento que encerram dentro de portas.



Vantagens
  1. Exploração de problemas a custos relativamente reduzidos e, em geral, muito rapidamente
  2. Quando existe, a remuneração é feita em função de resultados.
  3. A organização pode alcançar um leque mais alargado de talentos sem ter de os incluir na sua própria estrutura.
  4. Ao escutar as multidões, as organizações ganham perspectivas dos desejos dos consumidores em primeira.
  5. A comunidade pode sentir familiaridade com a construção de marca da organização crowdsourcer, em resultado do sentimento de pertença provocado pela contribuição e colaboração ou “Collaboratition”. Esta  caracteriza tipo específico de crowdsourcing que implica um esforço cooperativo ou colaborativo para resultar, apesar de utilizar a competição como factor motivador de participação.
Desvantagens

  1. As implicações éticas, sociais e económicas do crowdsourcing são frequentemente objecto de acesos debates.
  2. Alguns estudos focam-se nos aspectos negativos do crowdsourcing para os donos de negócios, particularmente na forma como um projecto de crowdsourcing pode por vezes acabar por custar muito mais do que um outsourcing normal.
  3. Custos adicionais para levar o projecto até uma conclusão aceitável.
  4. Probabilidade elevada de um projecto crowdsourced pode vir a falhar por falta de motivação financeira, poucos participantes, reduzida qualidade de trabalho, falta de interesse pessoal no projecto, barreiras globais de linguagem ou mesmo as dificuldades inerentes à gestão de um projecto de larga escala.
  5. Reduzidos salários (ou ausência total dos mesmos). Muitas vezes, o sistema de avença é associado a projectos em crowdsourcing.
  6. Ausência de contratos de projecto ou de trabalho para colaboradores em crowdsourcing.
  7. Dificuldades em manter uma relação de trabalho com trabalhadores na multidão ao longo do projecto.
  8. Susceptibilidade de resultados falaciosos, devido a sabotagem e contribuições mal-intencionadas
Casos
A Cadbury, fábrica de doces, criou um site para que os consumidores possam enviar sugestões e ideias sobre as novas invenções da fábrica.


A Lego, que não pára de se reinventar, criou um site chamado “Click” para que designers, artistas e pessoas criativas em geral possam enviar suas ideias envolvendo o famoso brinquedo.


E a FIAT criou um desafio de fazer o primeiro carro do mundo criado com a colaboração dos consumidores, o Fiat Mio será criado a partir das sugestões enviadas pelas pessoas.






O caso de sucesso da Vitaminewater, culminou com a criação da Vitaminewatter Connected, com sabor de groselha e lima.
Identificada como um caso de sucesso, a Vitaminwater levantou a questão sobe o falhanço ou sucesso de projectos crowdsource ao lançar a aplicação para o Facebook "flavor creator", com a qual convidava os utilizadores a votar um novo sabor e fórmula de vitaminas para o lançamento de um novo produto. E ainda por cima oferecia 5.000 dólares ao fã que criasse o design de embalagem vencedor. A multidão obteve um produto de sua autoria e a Vitaminwater obtém um produto-pré-aprovado-pelo-consumidor. Todos ganham...até mesmo o Facebbok, que tem o seu logo no rótulo da nova bebida!

What is Crowdsourcing?