Punk Marketing


O que é?

Os autores do livro "Punk Marketing - Junta-te à Revolução", Richard Lermer e Mark Simmons, atribuem o momento de nascimento deste tipo de atitude na estratégia de Marketing, quandos os Sex Pistols foram incluídos no Wall of Fame, em 2006.

A reacção ofensiva deste grupo rock chamou a atenção de todo o Mundo, ao mostrarem a não satisfação de constarem de tão afamado passeio das estrelas

Eles reagiram de forma arriscada, foram ofensivos e chamaram a atenção. Mas tiveram impacto. São e foram Punks, reagiram contra a tradição.



PUNK (uma atitude de revolta perante a tradição) + MARKETING (práctica de encorajar os consumidores a comprar os produtos)
=

PUNK MARKETING:
Uma nova forma de marketing que rejeita o estabelecido e reconhece a mudança do poder das empresas para os consumidores.

Ser Punk, assenta numa ideologia independente, revolucionária, com manifestação maioritariamente cultural , assim como num afastamento das maiorias, e constante discussão e conflito de ideias.
Trata-se de uma forma de estar, que foi transportada para o universo de Marketing, onde a tónica é ir contra as regras convencionais. É sobretudo uma maneira de AGIR!

Também existem vários estilos de Punk Marketing, desde o choque puro e sendo politicamente incorrectos, até estilos de humor (de acordo com o livro já referido) e que entram numa área mais "controlada".


 Comunicação em formato "não standard"
da série "Sopranos"





Manifesto do Punk Marketing - os 15 artigos para a Revolução



1. Se não arriscares, morres
Em tempos de mudança o maior dos riscos de todos é não correr riscos.

2. Porque não perguntar: “Porque não?Pressupostos são apenas isso. Tudo o que assumimos é normalmente uma meia-verdade ou generalização que em algum momento teve um objectivo, mas agora… castra as soluções criativas

3. Assume uma posição firme
Tentar ser tudo para todos, resulta inevitavelmente em quase nada.

4. Não cedas
Os clientes são importantes mas não têm necessariamente razão.

5. Desiste do controlo
Os consumidores agora controlam as marcas. Os marketeers inteligentes sabem e vivem com isto, em vez de lutarem contra uma verdade incontornável.

6. Torna-te visível. Expõe-te
Cria relacionamentos de confiança. O relacionamento de confiança entre a marca e consumidor, como entre pessoas, assenta na honestidade.

7. Cria inimigos
Todas as marcas precisam de se posicionar como alternativa.

8. Fá-los querer maisÉ importante resistir à tentação de revelar todos os activos de uma vez. Como os mestres diriam: “Nunca lhes ensines tudo o que sabes. Ensina-lhes tudo o que eles sabem!”

9. Sê mais esperto que a concorrênciaSê mais inteligente do que o tipo do lado. Não te deixes levar pelo dinheiro fácil e não tentes competir gastando mais do que os outros.

10. Não te deixes seduzir pela tecnologiaO meio já não é a mensagem. A mensagem é a mensagem é a mensagem.

11. Conhece-te a ti mesmoSe não percebermos em que é que somos bons, podemos sentir-mo-nos tentados a tentar ser alguma coisa que não somos.

12. Acabaram-se as tretas do MarketingVai directo ao assunto. Expressa-o de uma forma clara e simples. Einstein afirmou - acreditamos que dirigido para os merketeers: “As coisas deveriam ser feitas da forma mais simples possível, mas não de uma forma simples”

13. Não deixes que definam os teus padrõesSer bom já não significa muito, enquanto ser medíocre poderá causar-te mais mal do que não fazer absolutamente nada.

14. Usa as ferramentas da revoluçãoEscreve o teu próprio manifesto. Lembra-te destes artigos quando estiveres com falta de imaginação.

15. …?É aqui que todos podemos ajudar. Hoje, tudo tem a ver com interacção e não definição; por isso definam o que deve ser o último artigo.

Interrogar constantemente!



Vantagens:


  1. Possibilidade de grandes resultados com pouco investimento, assente na diferença, inovação e ousadia.
  2. Os resultados poderão ser imediatos.
  3. As campanhas efectuadas com esta técnica de comunicação têm grande impacto junto dos consumidores, o que se poderá traduzir em reconhecimento ou notoriedade da marca.
Desvantagens:

  1. Em empresas de grande dimensão e em estruturas “pesadas”, a adaptação destas a estas novas técnicas, poderá ser mais difícil bem como o acompanhamento da evolução dos consumidores
  2. A comunicação , se mal interpretada, poderá resultar num efeito contrário às expectativas resultando em publicidade negativa.

Casos


Uma marca que assumidamente rasga com todas as tradições e o convencional, é a Virgin e o seu dono, Sir Richard Branson.

Algumas das inúmeras acções levadas a cabo pela Virgin, onde, quase sempre o próprio Branson é protagonista:


Para promover a Virgin Trains, na ligação Londres - Manchester, um grupo de colaboradores viajou num voo da a British Airways nesse percurso, usando todos uma t-shirt vermelha mensagens a promover a mesma viagem, mas feita por comboio. Tinham também no entanto mensagens como: "Preparem os sacos para o enjoo"

- Na inauguração da linha São Francisco - Las Vegas, da Virgin American,  Richard Branson saltou do alto do Palms Hotel and Casino...em directo para as cadeias televisivas. 



Esta empresa de Recursos Humanos e Recrutamento, tem uma comunicação totalmente anti-convencional.
Veja-se o exemplo desta foto, onde comunicam que ‘there are better ways to make career’!



Assim como da mensagem e da utilização do choque a nível visual na campanha "Life´s too short for the wrobg job".




A acção a "Galinha subserviente" (de gosto duvidoso), lançada pelo Burger King, tornou-se uma epidemia de marketing viral.
Basicamente, damos ordens à galinha e ela obedece aos nossos desejos....a Burger King deixou de comunicar  os seus produtos da forma tradicional: se isto ajuda a vender mais sanduíches de galinha, não sabemos, mas constrói uma relação com o consumidor.
Esta acção foi ousada e um risco, mas já deu origem a uma série de derivções, tais como : o "Presidente subserviente", o "Donald subserviente"...









Um dos exemplos referidos no livro "Punk Marketing - Junta-te à Revolução", é a marca Innocent drinks, pelo toque de humor da sua comunicação, mostrando uma personalidade irreverente.  
                                                                       
Desde "carros vaquinha" - com cornos, pestanas, malhados e com cauda, até anúncios onde referiam que os smoothies incluiam pequenas pedras nos seus ingredientes (de tão naturais que eram/são)....

O anúncio ao lado, mantém a mesma linha de comunicação, contudo em vez de dizer que que "contém pequenas pedras", refere o que não inclui....uma bola de praia - um artigo completamente artificial.

No vídeo seguinte, mais um exemplo do carácter divertido da comunicação...onde, reforçam o natural dos sumos, onde bão há espaço  para "aditivos, concentrado....ou galinhas!"